segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

*FIGURINO* SAIA GODÊ SEM COSTURA

Amadas irmãs,
Deus é mesmo maravilhoso e criativo. O Senhor nos deu uma visão acerca de figurino e facilidades em resolver nosso dia a dia da dança na congegração. Ministrou ao nosso coração a criação de uma saia godê sem costura. Para isso, vamos precisar:
- tecido helanca light (medida adulto: cerca de 2,20m)
- tesoura
- giz para marcar o corte da peça
- arremate da peça com overlock na bainha para não desfiar

PASSO A PASSO

1- Primeiramente, preste atenção na hora de cortar o tecido. Utilize mesa para isso pois ele deve ficar bem esticadinho. Coloque o pano nesta posição e faça a primeira dobra, conforme indica o desenho:




2- Com o tecido já dobrado a primeira vez, seguimos para a segunda dobra. Faça conforme aparece aqui abaixo:


3- Com o tecido e todas as dobras feitas, vamos seguir para a parte do corte da cintura e do comprimento. O corte deve ser arredondado, lembrando que a medida da cintura deve ser sempre cerca de 7 cm a menos do que foi medido na pessoa, e sempre dividido por 4. Ou seja: se sua cintura mede 70cm (dividido por 4 dá 17,5), você vai fazer o arredondado da cintura com 17,5cm.
- O comprimento da saia deve sempre ficar um pouco acima do tornozelo, para evitar que a bailarina tropece no tecido durante a dança. Lembrando que o comprimento será aquele determinado do lado esquerdo, conforme aparece no desenho.




4- Lembre-se sempre de utilizar o giz para fazer a marcação da peça antes de cortá-la. Para arrematar, passe a bainha da cintura e do comprimento na máquina overlock, para evitar que desfile



OBS: SE MESMO DEPOIS DE MEDIDA E TUDO MAIS, A SAIA FICAR UM POUCO FOLGADA NA CINTURA, BASTA PRENDÊ-LA COM ALFINETE NO COLANT. LEMBRANDO QUE É SEMPRE PRECISO UTILIZAR LEGGING POR BAIXO. NUNCA UTILIZAR SOMENTE A SAIA E O COLANT, MESMO PARA CRIANÇAS.

O resultado de nossa saia sem costura, com o colant da mesma cor ficou assim (já com a bata sem costura por cima):



Deus abençoe a todos!

8 comentários:

  1. opa minha roupinha perferida!
    ta fofo o blog
    bjusss

    ResponderExcluir
  2. Ta gataah amigaa , que Deus nos abençoe cada veez maiis e maiis

    ResponderExcluir
  3. irmâ uma benção! essa saia me salvou, precisava de uma para dança! Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Amém! Estamos aqui para ajudar!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Irmãs amei o blog!

    Esta saia fica muito bem também em liganet, pois não precisa passar overlock e pode-se cortar a cintura menor porque o tecido é elástico. Nós fizemos o colete de bicos.
    Se vocês quiserem podemos trocar idéias.
    bjs Deus abençoe vocês!
    giselegloria@ig.com.br

    ResponderExcluir
  6. eu adorei essa saia, gosto muito de costurar
    mas não acerto o corte godê, pode me explicar como bobro o tecido para fazer uma saia com 8 metros de roda?? quanto tecido?? bjs obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  7. Amada, envie um e-mail para que possamos te responder: morgana.monteiro2@gmail.com

    paz!

    ResponderExcluir
  8. A Paz do Senhor Irmã, obrigada pela dica da saia godê sem costuras laterais, foi de fácil entendimento, que DEUS lhe recompense com bençaos sem medidas!

    ResponderExcluir