segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

*FIGURINO* SAIA GODÊ SEM COSTURA

Amadas irmãs,
Deus é mesmo maravilhoso e criativo. O Senhor nos deu uma visão acerca de figurino e facilidades em resolver nosso dia a dia da dança na congegração. Ministrou ao nosso coração a criação de uma saia godê sem costura. Para isso, vamos precisar:
- tecido helanca light (medida adulto: cerca de 2,20m)
- tesoura
- giz para marcar o corte da peça
- arremate da peça com overlock na bainha para não desfiar

PASSO A PASSO

1- Primeiramente, preste atenção na hora de cortar o tecido. Utilize mesa para isso pois ele deve ficar bem esticadinho. Coloque o pano nesta posição e faça a primeira dobra, conforme indica o desenho:




2- Com o tecido já dobrado a primeira vez, seguimos para a segunda dobra. Faça conforme aparece aqui abaixo:


3- Com o tecido e todas as dobras feitas, vamos seguir para a parte do corte da cintura e do comprimento. O corte deve ser arredondado, lembrando que a medida da cintura deve ser sempre cerca de 7 cm a menos do que foi medido na pessoa, e sempre dividido por 4. Ou seja: se sua cintura mede 70cm (dividido por 4 dá 17,5), você vai fazer o arredondado da cintura com 17,5cm.
- O comprimento da saia deve sempre ficar um pouco acima do tornozelo, para evitar que a bailarina tropece no tecido durante a dança. Lembrando que o comprimento será aquele determinado do lado esquerdo, conforme aparece no desenho.




4- Lembre-se sempre de utilizar o giz para fazer a marcação da peça antes de cortá-la. Para arrematar, passe a bainha da cintura e do comprimento na máquina overlock, para evitar que desfile



OBS: SE MESMO DEPOIS DE MEDIDA E TUDO MAIS, A SAIA FICAR UM POUCO FOLGADA NA CINTURA, BASTA PRENDÊ-LA COM ALFINETE NO COLANT. LEMBRANDO QUE É SEMPRE PRECISO UTILIZAR LEGGING POR BAIXO. NUNCA UTILIZAR SOMENTE A SAIA E O COLANT, MESMO PARA CRIANÇAS.

O resultado de nossa saia sem costura, com o colant da mesma cor ficou assim (já com a bata sem costura por cima):



Deus abençoe a todos!

9 comentários:

  1. opa minha roupinha perferida!
    ta fofo o blog
    bjusss

    ResponderExcluir
  2. Ta gataah amigaa , que Deus nos abençoe cada veez maiis e maiis

    ResponderExcluir
  3. irmâ uma benção! essa saia me salvou, precisava de uma para dança! Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Amém! Estamos aqui para ajudar!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Irmãs amei o blog!

    Esta saia fica muito bem também em liganet, pois não precisa passar overlock e pode-se cortar a cintura menor porque o tecido é elástico. Nós fizemos o colete de bicos.
    Se vocês quiserem podemos trocar idéias.
    bjs Deus abençoe vocês!
    giselegloria@ig.com.br

    ResponderExcluir
  6. eu adorei essa saia, gosto muito de costurar
    mas não acerto o corte godê, pode me explicar como bobro o tecido para fazer uma saia com 8 metros de roda?? quanto tecido?? bjs obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  7. Amada, envie um e-mail para que possamos te responder: morgana.monteiro2@gmail.com

    paz!

    ResponderExcluir
  8. A Paz do Senhor Irmã, obrigada pela dica da saia godê sem costuras laterais, foi de fácil entendimento, que DEUS lhe recompense com bençaos sem medidas!

    ResponderExcluir
  9. gos taria de fazer essa saia longa e com babados ate em baixo .mas nao sei o quanto de tecido eu vou usar sera que voce pode me ajudar?

    ResponderExcluir