sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

*FIGURINO* ENTENDENDO UM POUCO SOBRE TECIDOS

Vamos fazer um figurino novo... Depois que já temos o desenho, as cores, precisamos decidir qual tecido utilizar... Parece algo tão simples, mas que vai mudar completamente o resultado. Podendo ficar completamente diferente do desejado.
Seguem alguns tipos de tecidos, dicas que podem ser úteis na hora de tomar uma decisão:

Crepe: é um tipo de tecido muito leve, feito com fios torcidos de seda ou lã; possui muitas variações, sendo diferenciado por peso, textura, direção em que o fio foi torcido; usado em camisas, vestidos, lenços, pijamas, cortinas leves.
O crepe dá uma movimentação bárbara à coreografia e aos movimentos

Seda: é obtida através do casulo do bicho-da-seda; é utilizada para produzir tecidos leves e macios, como em camisas, gravatas, blusas, vestidos.
A seda é sempre transparente, tem bom caimento, porém, não estica

Cetim: é uma versão da seda em uma trama mais densa; é considerado um tecido luxuoso, muito utilizado em roupas de festa.
Este é um belo exemplo do uso do cetim para figurinos de dança cristã. Essa roupa é do pessoal do Estúdio do Corpo (RS). Existem hoje no mercado, cetim com lycra que é otimo para dançar.

Helanca light: malha totalmente flexível, muito utilizada para forros de saias, vestidos e também para roupas de dança como calças, batas.
A helanca light é um tecido democrático e pode ser utilizado nos mais
diversos modelos de figurinos para dança

Liganete: malha de Jersey fina, fria; é um tecido de textura leve, confortável; pode ser usado para fazer saias, blusas, etc.
Neste modelo, a saia e a blusa são feitas de liganete. Por cima, um pedaço
de crepe para evitar a transparência

Suplex: é muito conhecido por ser utilizado em roupas esportivas; une o conforto do algodão à durabilidade do nylon; é confortável, resistente e tem um ótimo caimento.

Viscolycra: é a união da viscose com o elastano; é um tecido leve e confortável, muito bom para climas quentes; pode ser usado para camisetas, blusas, calças e outros. Lembrando que a fusão é de elastano e não de lycra, como diz o nome.
Vestido de viscolycra - o tecido amassa com facilidade, embora seja de malha

Entendendo um pouco mais sobre os tecidos é possível brincar com eles, mesclando tipos, cores, fazendo sobreposições e acrescentando acessórios.

Fonte: www.entremalhas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário